Notícias

Camping - Saiba tudo sobre

23/12/2021

Camping - Saiba tudo sobre

Conheça tudo sobre Camping neste post. Desde a história até dicas para ter uma experiência sensacional na sua aventura.

História do Camping

Na América do Norte, o campismo era praticado desde a década de 1870. Porém, a popularização da prática popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial.

O acampamento como conhecemos hoje, feito por lazer e para ter contato direto com a natureza, surgiu na Inglaterra. Sua criação remete ao início do século XX.

A ideia partiu de Thomas Holding, que, de tão apaixonado pelo campismo, chegou a fundar um clube em sua homenagem.

Não satisfeito em ser o responsável pela fundação do National Camping Club, decidiu também lançar um livro sobre a prática. Lançado em 1908, a obra intitula-se The Camper’s Handbook

Tanto o clube quanto o livro chamaram a atenção, transformando o acampamento em sensação no mundo todo.

O acampamento é praticado por muitas pessoas de todos os lugares, especialmente os apaixonados pelo ar livre e pela natureza.

O Que é o Camping?

Campismo, ou acampamento, é uma atividade recreativa praticada ao ar livre, sendo que as pessoas abrigam-se em barracas ou outros tipos de moradias temporárias.

O objetivo desta atividade é desfrutar do contato direto com a natureza, desprender-se dos espaços fechados e respirar ar “puro”.

As belas paisagens, a contemplação da fauna e da flora trazem uma sensação de relaxamento aos campistas. Porém, para quem não abre mão de uma boa aventura, o campismo oferece a oportunidade de se praticar esportes radicais. Como por exemplo, bungee jumping, tirolesa, rafting, rapel, entre outros.

“Porque Devo Acampar?”

Se você é daquelas pessoas com espírito livre, que ama lugares abertos e adora estar em contato com a natureza, o campismo com certeza vai te encantar.

Acampar é uma atividade relaxante e prazerosa, que estimula o corpo a liberar substâncias como a endorfina. Com isso, os praticantes desfrutam de uma sensação de bem-estar e plenitude.

Acampar também reduz os níveis de ansiedade e é uma ótima alternativa para se desligar da rotina. Sem falar que é uma excelente oportunidade para fazer aquela desintoxicação digital.

Dicas para Acampar sem dor de cabeça

Se você está pensando em fazer um acampamento, algumas dicas são importantes e podem ser muito úteis durante a prática.

Por exemplo, existem locais que oferecem espaços próprios para o campismo, com instalações seguras, cozinha e banheiros. Vamos combinar que isso, por si só, já é de grande ajuda, especialmente para quem está se iniciando no acampamento.

Outra dica é aproveitar o sossego do campismo para admirar a natureza e registrar sua beleza em lindas fotos. Ah, para isso, não esqueça de levar um carregador portátil.

Curte uma boa leitura? Então uma boa dica é levar seus livros preferidos e lê-los enquanto relaxa e ouve o canto dos pássaros.

Para quem é mais animado e curte praticar atividades ao ar livre, o acampamento pode ser aliado a esportes radicais.

Você pode curtir uma tirolesa, aproveitar uma descida de rapel, encharcar-se no rafting ou até experimentar um bungee jumping irado. Se a sua praia são atividades mais leves, você pode optar por uma trilha ou quem sabe uma cavalgada.

Locais para Acampar

Os acampamentos podem ser feitos em qualquer lugar, contanto que seja ao ar livre. Mas para que a experiência valha a pena, o ideal é escolher lugares com uma bela paisagem.

Pode ser em meio a uma mata fechada ou até mesmo na praia. O que vale é aproveitar ao máximo a oportunidade de estar em contato com a natureza.

Equipamentos de Camping

O básico do básico em equipamentos para qualquer acampamento são a barraca e o saco de dormir. Este último pode ser substituído por colchão de ar, para quem preferir.

Claro, que ainda é preciso levar as roupas necessárias para a estadia, de acordo com o clima do lugar e as atividades que serão praticadas. Além dos produtos de limpeza pessoal, kit primeiros socorros e celular com carregador portátil.

Quem opta por locais próprios para acampamento, não é necessário levar tantas coisas. Nestes casos, a comida levada pode ser preparada na cozinha comunitária e pode-se usar os banheiros do local.

Já quem se aventura em campings selvagens precisam levar uma longa lista de equipamentos. É preciso levar fogareiros ou fogões portáteis a gás, ou, na falta destes itens, saber preparar uma boa fogueira.

Quanto Custa para Acampar?

O valor de um acampamento vai depender do estilo de camping a ser adotado: em local próprio ou selvagem.

No primeiro caso, você paga o valor e pode levar menos equipamentos, o que pode representar uma economia. Além disso, também são oferecidos pacotes que incluem atividades adicionais, que pode ser uma opção bem bacana.

Mesmo assim, é preciso considerar que alguns equipamentos são indispensáveis. Assim, seu custo deve ser acrescido ao valor da aquisição do acampamento em local próprio para a prática.

No caso de acampamentos selvagens, é preciso providenciar mais equipamentos, o que pode deixar a aventura mais cara. Mas você é quem determina se, mesmo oferecendo mais riscos e sendo mais dispendiosa, a experiência vale a pena.

Fonte

⟨ VOLTAR