Notícias

Olhos vermelhos na piscina? A culpa não é só do cloro!

15/04/2021

Provavelmente você já ficou ou viu alguém com os olhos vermelhos na piscina, não é verdade? Isso porque essa vermelhidão, acompanhada, muitas vezes, de uma certa ardência, acaba sendo muito comum por conta da combinação de alguns fatores. Pois é, muita gente acredita que o excesso de cloro na água é o responsável por isso. Outros atribuem à urina na água a origem dos olhos vermelhos na piscina. Mas o que, afinal, é verdade nessa história?

Conforme cientistas do US’s Healthy Swimming Program, um programa que pesquisa acerca da natação saudável nos Estados Unidos, nada do que citamos está errado, mas, sim, incompleto. De acordo com eles, a culpa das pessoas ficarem com os olhos vermelhos na piscina não é exclusiva do cloro e nem pode recair totalmente sobre a urina. Na verdade, isso ocorre pela combinação entre ambos e, ainda, pela a mistura desse composto com o suor ou com outras sujeiras presentes nos corpos dos banhistas.

Segundo os pesquisadores, quando as pessoas urinam na piscina, ocorre uma reação entre ela e o cloro, e o resultado é um composto químico que irrita os olhos, causando a vermelhidão.

Como amenizar olhos vermelhos na piscina

Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. Mas, se a mistura de cloro com urina aconteceu e você acabou ficando com os olhos vermelhos, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a amenizar essa vermelhidão e diminuir a ardência:

Compressa fria de camomila: Se existe uma planta versátil, essa planta é a camomila. Muito utilizada para fazer chá calmante, ela faz parte de diversas receitas caseiras para tratamento da pele e também como aliada dos olhos. Eficaz no combate a vários problemas oculares, basta fazer um chá de camomila e aplicá-lo gelado sobre os olhos com um algodão ou repousando o próprio saquinho de chá sobre a região.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente. Coloque a água para ferver em uma panela e adicione algumas colheres de chá de açúcar. Depois de dissolvê-lo, aguarde a água começar a ferver e desligue. Quando a água já estiver fria, utilize uma gaze para absorver o líquido e aplique-a sobre os olhos.

Fonte

⟨ VOLTAR