Notícias

Quais os principais benefícios da natação infantil?

15/10/2020

É muito importante que as crianças sejam incentivadas desde cedo a praticarem atividades físicas. Crianças sedentárias tendem a se tornar adolescentes e adultos sedentários, enquanto crianças ativas geralmente permanecem ativas durante toda a vida. A natação infantil é um ótimo exercício que você pode incluir no cronograma do seu filho!

Há uma série de motivos pelos quais a natação infantil é uma das melhores atividades que você pode programar para o seu filho. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a natação tenha início a partir dos 6 meses de idade, ou seja, a prática também é indicada para bebês. A partir dessa idade, os ouvidos já estão desenvolvidos o suficiente a fim de dificultar a entrada de água e o bebê também já está com o sistema imunológico mais fortalecido.

A natação infantil é praticada de forma recreativa e lúdica. Não há um compromisso exacerbado com os fundamentos e técnicas já que o principal objetivo é adaptar a criança ao meio aquático, mas isso não exclui os benefícios da atividade.

1. Combate à obesidade infantil

Infelizmente, a obesidade infantil é uma realidade no Brasil. O IBGE aponta que a cada 3 crianças, 1 está acima do peso. Crianças de qualquer idade podem nadar – quanto mais cedo começarem, melhor será a adaptação.

2. Desenvolvimento integral

Além de combater a obesidade infantil, a natação contribui diretamente com o desenvolvimento integral do indivíduo, especialmente nos aspectos emocional e cognitivo.

3. Desenvolvimento intelectual

Na Austrália, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith apontou que a natação contribui não somente para o desenvolvimento físico e motor das crianças, mas também para o desenvolvimento intelectual. Além de todos os outros benefícios, nadar também deixa as crianças mais espertas!

Fonte:

⟨ VOLTAR